sábado, 1 de dezembro de 2012

PROJETO SOBRE ENERGIA


ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO AUGUSTO VERSIANE






Projeto

ENERGIA SE LIGA NESSA IDEIA













Olhosd’água-MG, Outubro de 2012


















Projeto

ENERGIA SE LIGA NESSA  IDEIA















APRESENTAÇÃO DO PROJETO



Meses: outubro, novembro e dezembro

Tema:Energia

Título: Energia se liga nessa ideia 

Publico alvo: Alunos de Educação Infantil ao 5º ano da Escola Municipal  Antonio Augusto  Versiane
Duração: 3 meses

Coordenação: Jenúzia

Professores:
 Ana Vandilza de Sá
Erica Fabiula Vieira
Magda Raquel da Silva



Parceiros:
Departamento de Educação
Prefeitura  Municipal
Cemig

Apresentação
“Energia se liga nessa ideia”.O projeto será desenvolvidocom professoras, funcionários, alunos e famíliares .A proposta do projeto envolve atividades e ações que levam a reflexãosobre o consumo consciente de energia elétrica ,propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos de modo que essas mudanças levem a redução do consumo ea importância em mantê-lo reduzido
Justificativa:
A importância do projeto se dá pelo fato de grande desperdício de energia elétrica que acontece geralmente no ambiente escolar e nas residências .os alunos realizarão atividades para entender quais os aparelhos que gastam energia  e formas de evitardesperdício.

Objetivos:

Geral: 
  • Conscientizar alunos, professores e comunidade sobre a importância de usar a energia da elétrica sem desperdício .Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista.


Específicos:
  • Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas , fazer chuveiros esquentar etc;
  • Falar de energia vincunlando o tema  a outras questões ambientais;
  • Aprender maneiras de evitar desperdícios de energia elétrica no ambiente escolar e residências;
  • Compreender como o desperdício de energia elétrica interfere causando danos ao meio.

Ações:
  • Explicação lúdica com cartazes,discutido de onde vem a energia ;
  • Sensibilização com vídeo de onde vem a energia elétrica;
  • Fixar pela a escola  cartezes, lembretes, informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica ;
  • Usar o lixo que poderiam ser reciclados ou reutilizado a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
Abrangência: Toda a comunidade e alunos


Procedimentos Metodológicos – Áreas do conhecimento/ conteúdo

Português – Linguagem oral e escrita

ü  Interpretações textuais;
ü  Produções textuais ( foco para quadrinhos, e charges).

Matemática
ü  Situações-problemas;
ü  Gráficos e tabelas
ü   Calculo de consumo
ü  Tarifa social

Artes/Música
ü  Linguagem visual;
ü  Paródias
ü  Desenhos;

Educação Física

ü  Debates
ü  Dinâmicas


História
ü   Surgimento das tecnologias
ü   Movimentos ambientais

Geografia
ü  Panorama energético
ü  Conferências ambientais
ü  Sustentabilidade

Ciências
ü  Escassez de recursos hídricos.


Educação Religiosa

ü  Uso consciente
ü  Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada sociedade quanto à questão energética;
ü  Tarifa social


Culminância

ü  Exposição dos trabalhos realizados com os alunos;
ü  Palestra;
ü  Vídeos;
ü  Medir o consumo (Ver a redução)
Cronograma

Ação

Outubro
Novembro
Dezembro

Divulgação  do projeto
X



Palestra
X



Videos

X


Cartilha educativa

X


Atividade com reciclagem

X


Textos e interpretação


X

Gráfico


X

Exposição dos trabalhos


X

Avaliação:Observando como os alunos irão comportar diante das maneiras de evitar deperdício no ambiente escolar e em sua residência
Referências: APOSTILA: Programa de Educação Ambiental “Cemig nas Escolas”2012.
CARTILHAS:Energia:recurso da vida- para alunos da Educação  Infantil ao 5º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário